COASC - Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses

Atendimento

49 . 3442 6158

Siga-nos


NOTÍCIAS



Os planos do Ministério da Agricultura para ampliar a oferta de crédito rural


26/06/2023 - NOTÍCIAS DA COASC

Diante da dificuldade de ampliação do orçamento federal para a equalização de juros do crédito rural para médios e grandes produtores, cuja necessidade para a safra 2023/24 é de R$ 18,5 bilhões, estima o Ministério da Agricultura, a Pasta tem sugerido novas modalidades de financiamento privado para atender a demanda do campo. As propostas estão em avaliação e, se tiverem sinal verde, podem ser anunciadas amanhã, no lançamento do Plano Safra da agricultura empresarial.
 
A estratégia para reduzir a dependência do Tesouro segue tendência adotada na gestão passada da Pasta, quando houve abertura ao mercado de capitais. Agora, a âncora é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
 
A ideia, segundo Carlos Augustin, assessor especial do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, é ampliar as opções de financiamento com os recursos do banco de fomento. Um dos pedidos é para que 10% do valor da linha em dólar disponibilizada pelo BNDES, hoje em R$ 4 bilhões, possa ser utilizada para aquisição de máquinas agrícolas produzidas fora do Brasil O pedido inclui a aplicação do regime ex-tarifário da Receita Federal, que isenta a compra da tarifa de importação se não houver máquina similar de produção nacional.
 
Outra sugestão é que o BNDES adote uma taxa variável para a linha dolarizada nos financiamentos de estruturas de armazenagem. A justificativa de Augustin é que a alíquota, hoje fixa em 5%, já foi de 1% e poderá voltar a níveis mais baixos no médio prazo. Como a operação é longa (até 15 anos) o intuito é evitar que os juros finais fiquem altos em momento de queda na tarifa internacional.

Fonte: Globo Rural








topo