COASC - Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses

Atendimento

49 . 3442 6158

Siga-nos


NOTÍCIAS



Peste Suína Africana continua impactando o mercado global de carne suína


22/03/2023 - NOTÍCIAS DA COASC

A Peste Suína Africana (PSA) é uma doença viral altamente contagiosa dos suínos domésticos e selvagens, cuja taxa de mortalidade pode chegar a 100%.
 
O vírus é altamente resistente no meio ambiente, o que significa que pode sobreviver em roupas, botas, rodas e outros materiais. Também pode sobreviver em vários produtos suínos, como presunto, salsichas ou bacon. Portanto, os comportamentos humanos podem desempenhar um papel importante na propagação desta doença suína além-fronteiras se não forem tomadas medidas adequadas.
 
De acordo com a Organização Mundial para Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês), No total, desde janeiro de 2021, a PSA foi relatada como presente em cinco regiões diferentes do mundo em 40 países, afetando mais de 827.000 suíno domésticos e mais de 23.000 javalis (dados relatados por INs e RFUs), com mais de 990.000 perdas de animais.
 
Neste período 6 países relataram a PSA como primeira ocorrência no país, enquanto 9 países relataram sua propagação para novas zonas. Para a WOAH isso destaca uma propagação contínua da doença em novos países e novas zonas em países já afetados.
 
Segundo o último relatório do Rabobbank, PSA continua a se espalhar na Ásia, Europa e algumas outras regiões. Embora se espere que o impacto diminua em relação aos níveis dos anos anteriores, a doença continua sendo um curinga e pode continuar a interromper as cadeias de suprimentos e o comércio.
 
Na América e em alguns países europeus, o PRRS foi um problema em 2022. Embora tenha caído por enquanto nos EUA, o efeito defasado ainda pode ser sentido pelo mercado. Além disso, o PEDv continua sendo um risco potencial para a agricultura em 2023.
 
Diante disso o banco afirma que a manutenção da biossegurança continuará sendo um foco para 2023, que oferecerá oportunidades para grandes players e provedores de soluções de nutrição/saúde.
 
O relatório diz que a no processo de lidar com várias doenças, a biossegurança melhorou em todo o mundo. Isso tem consequências significativas para as estruturas agrícolas, principalmente na Ásia, onde os pequenos proprietários foram forçados a abandonar continuamente a produção, deixando mais espaço para as grandes empresas. A China e o Vietnã, em particular, registraram considerável consolidação de mercado, e a tendência continuará.

Fonte: Suinocultura Industrial








topo