COASC - Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses

Atendimento

49 . 3442 6158

Siga-nos


NOTÍCIAS



'Avanço de doenças preocupa Brasil', diz presidente da ABPA


29/11/2022 - COOPERATIVISMO

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, destacou que há uma grande preocupação no Brasil setor com relação ao avanço dos casos de influenza aviária e de peste suína africana.
 
“É importante dizer primeiramente que o Brasil está livre dessas doenças. Somos o único grande produtor mundial que nunca registrou casos de gripe aviária. Quando se fala em peste suína africana, faz muito tempo que o país não tem essa enfermidade e está livre também”, afirma.
 
Satin está participando do Avisulat 2022 – VI Congresso e Central de Negócios Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, na Fiergs, em Porto Alegre (RS).
 
Santin disse que há uma preocupação no sentido de reforçar as prevenções, por dois motivos: o primeiro para manter o país livre, evitando o contato dos animais de modo a evitar qualquer possibilidade de vir a se ter a doença e, o segundo, para que se possa ter condições de aumentar a produção para ajudar o mundo.
 
Santin afirma que chama bastante a atenção o fato de que nem se chegou ao inverno no Hemisfério Norte e a gripe aviária já está matando e dizimando planteis nos Estados Unidos e na
Europa, se espalhando para todos os países do continente, pois há um clima mais propicio para isso.
 
“No caso da peste suína africana, há um recrudescimento da casos na Alemanha e na Polônia, países importantes de fornecimento e isso faz com que o Brasil deve ser chamado para complementar a segurança alimentar local desses países”, sinaliza.
 
O dirigente destaca que o setor de proteína animal Brasil está muito atento e cuidadoso para reforçar todas as campanhas e políticas de prevenção, seja da influenza aviária, seja da peste
suína africana.

Fonte: Canal Rural








topo