COASC - Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses

Atendimento

49 . 3442 6158

Siga-nos


NOTÍCIAS



Mapa testará plano de contingência para peste suína africana em novembro


13/10/2022 - NOTÍCIAS DA COASC

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará em novembro um exercício simulado para testar as estratégias descritas no Plano de Contingência para Peste Suína Africana (PSA), preparado em conjunto com entidades representativas do setor produtivo.
 
O exercício simulado de emergência zoossanitária ocorrerá entre 19 e 26 de novembro, em conjunto com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), com o apoio da iniciativa privada estadual, segundo nota divulgada pelo Mapa na semana passada.
 
Um centro de operações de emergência zoossanitária será instalado durante o exercício de simulação para que os participantes pratiquem a organização e os procedimentos técnicos descritos no plano de contingência.
 
Essas ações incluem vigilância e investigação clínica e epidemiológica, biossegurança, colheita e envio de amostras para diagnóstico laboratorial, eliminação de focos, limpeza e desinfecção de instalações e controle e inspeção do trânsito de veículos na região, uso de softwares para coleta e processamento de dados e gestão da informação.
 
O exercício também terá atividades de planejamento, proposição de uma zona de contenção e comunicação de risco.
 
Cerca de 180 servidores do serviço veterinário oficial dos 16 estados brasileiros e do Distrito Federal participarão do exercício, além de representantes da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Exército brasileiro, iniciativa privada, Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)* e dos serviços veterinários oficiais de países vizinhos.
 
Segundo o plano de contingência brasileiro, um estado de emergência zoossanitária seria declarado no país caso a PSA fosse identificada.
 
O último foco de PSA no Brasil foi registrado em 1981 e o país foi declarado livre da doença em 5 de dezembro de 1984, segundo informações do Mapa.

*N.e.: Desde o último dia 28 de maio, a Organização Mundial de Saúde Animal passou a usar a sigla OMSA, no lugar de OIE, adotando nova identidade corporativa.

Fonte: CarneTec Brasil








topo