COASC - Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses

Atendimento

49 . 3442 6158

Siga-nos


NOTÍCIAS



Ipea projeta queda no PIB agro brasileiro em 2022


23/09/2022 - NOTÍCIAS DA COASC

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira deve encolher 1,7% em 2022, estimou nesta quinta-feira o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que, em sua projeção anterior, de junho, previa estagnação. Entram no cálculo do Ipea somente as atividades ligadas diretamente à produção agropecuária (“da porteira para dentro”).
 
O corte deveu-se à revisão dos dados da safra de cana-de-açúcar feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão de crescimento neste ano passou de 19,2% para 3,4%.
 
A projeção do Ipea para a valor da produção vegetal, que era de queda de 0,9% em relação ao ano passado, agora é de retração de 3%. Já a estimativa para o crescimento da produção animal passou de 2,9% para 4,1%.
 
Entre os produtos de maior relevância na produção vegetal, o Ipea estima crescimento apenas no café. O avanço será de 9,6% em 2022, segundo o instituto.
 
A revisão para cima da estimativa para o valor da produção animal ocorreu graças ao bom desempenho no segmento de suínos, para o qual a previsão agora é de alta de 6,6%. Bovinos e aves também devem apresentar bom desempenho, com altas de 4,5% e 2,1%, respectivamente.
 
O segmento de lácteos está na contramão do bom desempenho geral da produção animal. A produção no segundo trimestre deste ano cresceu em relação ao trimestre anterior, mas recuou 7,6% em comparação com o mesmo período de 2021 e, com isso, acumulou queda de 8,8% no primeiro semestre. A nova estimativa para a produção de leite em 2022 é de declínio de 6,4%.
 
Já o trigo ainda pode surpreender positivamente em 2022, uma vez que o crescimento da produção pode ficar acima da previsão mais recente do IBGE, de 24,1%, puxado pela forte expansão, de 9%, da área de cultivo. Caso o movimento se confirme, espera-se que o desempenho da produção agrícola melhore nos últimos dois trimestres do ano.
 
Expectativas para 2023
 
Para 2023, o Ipea estima que o PIB da agropecuária brasileira vai crescer 10,9%. De acordo com o instituto, o valor da produção vegetal deverá aumentar 13,4% e o da produção animal, 2,6%.
 
O aumento do valor da produção vegetal será puxado principalmente pelas safras de soja e milho, que devem crescer 21% e 10%, respectivamente, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O instituto ressalva, no entanto, que o desempenho positivo não se efetivará em caso de clima adverso nas lavouras, como aconteceu na safra passada.
 
“Apesar da expectativa de que 2023 será um ano muito positivo para o setor, o estudo ressalta que será necessário que as janelas de plantio e colheita ocorram em períodos adequados e não haja problemas climáticos muito graves”, disse o Ipea, em comunicado.

Fonte: Suinocultura Industrial








topo