COASC - Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses

Atendimento

49 . 3442 6158

Siga-nos


NOTÍCIAS



Vacina contra a PSA nas Filipinas visa complementar o programa de repovoamento


15/06/2022 - NOTÍCIAS DA COASC

O estudo clínico de uma vacina contra o vírus da Peste Suína Africana (PSA) no país até agora produziu resultados positivos, já que os especialistas entram na próxima fase do teste, de acordo com o Departamento de Agricultura. O secretário de Agricultura, William D. Dar, secretário-assistente designado para Pecuária e diretor do Bureau of Animal Industry (BAI), Reildrin Morales, e o diretor de operações da Robina Farm, Dante Palabrica, anunciaram em conjunto os resultados do teste de vacina contra a peste suína africana (PSA) durante uma conferência de imprensa em 16 de maio de 2022.
 
Capacidade de induzir resposta imune

O estudo clínico, implementado na Fazenda Robina em Bulacan, nas Filipinas, teve como objetivo avaliar a segurança da vacina e determinar a capacidade da vacina de induzir respostas imunes após a vacinação.
 
“No estudo, nenhum sinal clínico associado à doença de PSA foi observado e uma mortalidade mínima não relacionada à PSA foi publicada. Um total de 66% dos animais de amostra têm anticorpos detectáveis ​​para o vírus da PSA”, disse Dar durante a entrevista coletiva de maio. Além de seus resultados positivos, os cientistas afirmaram que a vacina pode ser armazenada em uma ampla faixa de temperaturas com prazo de validade de 2 a 6 meses.
 
Qual é o próximo?

“Com o resultado encorajador da Fase 1 do teste da vacina, está sendo proposta a Fase 2, que deve ocorrer de maio a junho de 2022. Isso envolverá o desafio viral real dos animais vacinados”, afirmou Dar.
 
O diretor de operações da Robina Farm, Dante Palabrica, disse que a vacina ASF é muito importante para a segurança alimentar do país em meio à crise alimentar. Palabrica também está confiante de que, com a vacina contra a PSA, a população suína do país poderá ser revivida nos próximos 5 anos. “Queremos trabalhar com o DA, que rapidamente povoará nossa indústria para trazer de volta a população suína aqui nas Filipinas”, disse ele em apoio ao programa de repovoamento de porcos do DA.
 
Vacinação nacional

Além disso, Dar disse que, caso a vacina seja comprovadamente eficaz, recomendará ao presidente a vacinação da população suína do país em detrimento do governo nacional.
 
Dar também enfatizou que o país deve fortalecer suas medidas de biossegurança como outra solução de longo prazo. O secretário de Agricultura também enfatizou que o programa de repovoamento deve ser intensificado juntamente com a busca de uma vacina eficaz contra a PSA.
 
“Uma boa indicação é que o setor pecuário contraiu apenas 1% neste primeiro trimestre, o que é uma implicação de que o programa de repovoamento está funcionando”, disse.
 
O relatório afirma que, até o momento, apenas 12 barangays têm casos ativos de PSA, significativamente inferiores aos 3.774 barangays afetados registrados no início da pandemia.

Fonte: pigprogress.net








topo