COASC - Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses

Atendimento

49 . 3442 6158

Siga-nos


NOTÍCIAS



Índia promete permitir importação de carne suína dos EUA


24/11/2021 - NOTÍCIAS DA COASC

A Índia bloqueou as importações de carne suína dos EUA durante anos, exigindo comércio que os EUA não estavam dispostos a aceitar, mas o país asiático agora promete acabar com os atrasos regulatórios, de acordo com o Escritório do Representante de Comércio dos EUA.
 
Um comunicado dos EUA divulgado após a USTR Katherine Tai ter participado de uma reunião em Nova Delhi diz que a Índia "concordou em trabalhar para finalizar o certificado de exportação mutuamente acordado para permitir a importação de carne suína dos EUA".
 
A promessa da Índia pode abrir caminho para milhões de dólares em exportações de carne suína dos EUA. A população da Índia é em grande parte vegetariana, mas os enormes hotéis e restaurantes do país dependem da importação da carne.
 
“A Índia durante anos proibiu de fato a carne suína dos Estados Unidos, apesar de ter acesso ao mercado americano para sua carne suína”, disse Maria Zeiba, vice-presidente assistente de assuntos internacionais do Conselho Nacional de Produtores de Suínos, à Agri-Pulse . “Estamos animados com as negociações entre os Estados Unidos e a Índia e esperamos que um certificado de exportação de carne suína possa ser finalizado em breve.”
 
Os EUA têm exigido que a Índia aceite o certificado padrão 9060-5 de Segurança Alimentar e Inspeção Sanitária para carnes americanas, mas a Índia tem sido firme em insistir que critérios adicionais sejam adicionados. Esses critérios adicionais incluem o que o NPPC chama de "proibição cientificamente injustificada da alimentação de ruminantes" e "restrições relacionadas à triquina na importação de carne suína".
 
Em um pedido de 2018 para revisão do USTR da qualificação da Índia para o programa Sistema de Preferências Generalizadas, NPPC disse que o país "impõe restrições relacionadas à triquina na carne de porco dos EUA, embora não tenha havido um único caso de triquinose detectado no rebanho comercial dos EUA em poço mais de uma década. ”
 
A Índia perdeu sua designação GSP em 2019 durante a administração Trump. O GSP dá aos países estrangeiros acesso limitado e livre de tarifas ao mercado dos EUA. O Congresso permitiu que o GSP expirasse no ano passado, mas os legisladores agora buscam reautorizar o programa.
 
Zeiba disse que a intransigência da Índia em certificados de exportação de carne suína foi um fator para a perda do status de SGP do país.
 
Os representantes Suzan DelBene, D-Wash. E Brad Wenstrup, R-Ohio e 73 outros legisladores enviaram uma carta na sexta-feira a Tai, pedindo-lhe que negociasse acordos com a Índia que permitiriam ao país recuperar seu status de GSP assim que o Congresso reautorizasse o programa.
 
As importações de carne suína indiana caíram no ano passado por causa da pandemia de COVID-19, mas o país importou cerca de 5 milhões da carne em 2019 de países como a Bélgica.
 
“Os Estados Unidos produzem carne suína de alta qualidade, acessível e segura, então estamos em uma boa posição para entrar no mercado indiano, especialmente no setor de hotelaria e restauração”, disse Zeiba.
 
A Índia também concordou, durante o fórum comercial de Nova Délhi, em finalizar a papelada para abrir o país às cerejas dos EUA e ao feno de alfafa, de acordo com o USTR. O governo Biden concordou em concluir o trabalho sobre o pedido da Índia de exportar uvas de mesa para os Estados Unidos.

Fonte: Agri Pulse








topo