COASC - Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses

Atendimento

49 . 3442 6158

Siga-nos


NOTÍCIAS



Coasc é lançada oficialmente por trinta sócios-fundadores catarinenses


08/11/2014 - NOTÍCIAS DA COASC

Um evento que entrou para a história do cooperativismo catarinense. O lançamento oficial da Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses (COASC) sinalizou para o setor um marco de desenvolvimento. Com a metodologia da Central de Negócios do SEBRAE/SC, a COASC fundada pela liderança do presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, nasceu de um sonho conjunto, compartilhado com 30 sócios-fundadores e suas famílias que acreditaram na força do cooperativismo para expandir seus negócios e fortalecer ainda mais o setor. 

A noite de sexta-feira, dia sete de novembro, sempre será lembrada como o dia em que empresários rurais, suinocultores independentes de mais de dez cidades do Estado, se uniram para consolidar um projeto que já nasce com as bases sólidas do cooperativismo, com sonhos em comum e a certeza de que a partir de agora terão mais força para superar os desafios da atividade, pois estão unidos pelo mesmo ideal que é de fortalecer e gerar ainda mais oportunidades ao setor, em especial em momentos de crise da suinocultura. 

Para o presidente da ACCS e COASC, Losivanio Luiz de Lorenzi, a cooperativa é a concretização de uma etapa importante. "Através das cooperativas agrícolas os produtores conseguem fazer melhores negócios. São negócios que, individualmente, os cooperados nunca teriam condições de efetuar. Diminuindo custos e gerando maior receita, refletindo positivamente no produto final ao consumidor".

A solenidade de lançamento da COASC reuniu as principais lideranças do setor no Restaurante Industrial de Chapecó. Além dos anfitriões da festa, a imprensa, parceiros, Entidades, autoridades e cooperados também marcaram presença. O Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Gilberto Ari Tomasi, destacou a importância do evento realizado na cidade sede da Coordenação Regional do SEBRAE. “É uma satisfação participar de um evento como este e do compromisso de apoio com esta maravilhosa cooperativa. Se estes 30 sócios já trabalhavam de forma independente, agora juntos terão a possibilidade de ampliar seus horizontes em um momento que a COASC representa um marco de desenvolvimento. A Cooperativa já nasce com desejo de crescimento, além de contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina. Que esta cooperativa possa servir de exemplo para outras que venham a surgir”, destaca.

O Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), Gilmar Antônio Zanluchi, também representou no evento e destacou a parceria com a ACCS e a importância da cooperativa para os suinocultores catarinenses. “A COASC vai melhorar a vida dos suinocultores cooperados, pois sem dúvida, mais do que adquirir produtos e insumos por um preço mais acessível, os produtos comercializados também poderão ter um melhor valor agregado, gerando mais renda e qualidade de vida aos empresários rurais. O SENAR apoia as ações desenvolvidas pela ACCS e está à disposição para contribuir com o setor”.

O Secretário de Agricultura de Concórdia, Ruimar Scortegagna, representou o município berço da suinocultura catarinense e também sede administrativa da COASC. “Comemoramos hoje o início de uma nova cooperativa. Percebemos sempre que quando há uma necessidade se busca uma organização. Os suinocultores independentes de Santa Catarina necessitavam de uma organização como esta que tem como grande intuito melhorar a qualidade e renda do trabalho no campo. Concórdia se sente honrado em sediar esta cooperativa. Assumir o compromisso de contribuir com este instrumento de organização em todo o Estado”, argumenta. 

Para o Coordenador Regional do SEBRAE/SC, Enio Álberto Parmeggiani, a parceira foi fundamental para a consolidação deste importante projeto. “O presidente da ACCS convocou a nossa participação como instrumento de apoio. Nós, como metodologia, nos servirmos da pró-atividade e disponibilidade de gerar um voto de confiança e fortalecer um setor que superou muitos desafios, que de forma associativa começa a construir um elevado grau de confiança, geração de oportunidades e ganhos econômicos, além de reconhecimento. Que a partir de agora, a matéria prima que vocês produzem possa sair do nosso Estado com o maior valor agregado possível, fortalecendo a rede e o conhecimento que não poderão ser medidos em aspectos financeiros, além de ajudar os municípios sede de cada cooperado, elevando o grau de respeito pela atividade, pelas vossas famílias, cidade e Estado. Durante os doze encontros de capacitação com os produtores fundadores da COASC vimos a peregrinação de Norte a Sul do Estado, que muitos tinham que sair dias antes para poder participar dos treinamentos da COASC. Agradecemos a oportunidade e nos colocamos à disposição, será um grande passo revestido de pleno êxito nesta caminhada”, pontuou Parmeggiani. 

Para Jefferson Bueno, Coordenador Estadual do Programa Central de Negócios do Sebrae/SC, a COASC representa um empreendimento focado na realização de novos negócios. O programa nasceu em Santa Catarina, em 2012. Atualmente temos 80 grupos já lançados em Santa Catarina, sendo que esta metodologia foi levada para outros estados da Federação. Iniciativas como esta fazem a diferença, pois os empresários rurais entram com a força de vontade para dar continuidade ao projeto. O nosso primeiro modelo de associativismo é na família e hoje nasce mais uma família que é a Cooperativa COASC, que com certeza trará mais alento para o dia a dia dos cooperados. É uma nova família que está sendo construída a partir deste momento, com parceiros fiéis como a ACCS. O SEBRAE da região realiza um trabalho exemplar, lançando sempre boas sementes. Conte com nós sempre.”

Para o presidente da ACCS e COASC, Losivanio Luiz de Lorenzi, temos a vontade e a necessidade. “Quando decidimos criar uma cooperativa, não tínhamos a metodologia e buscamos o SEBRAE para começar a projetar este grande sonho, que nascia em meio às sucessivas crises no setor. Lembro-me que em 2012 participamos de uma feira em Braço do Norte, Sul do Estado, onde durante um momento de crise os suínos foram substituídos por cruzes, fato que jamais será esquecido pela suinocultura catarinense porque muitos suinocultores desistiram da atividade, pois não havia um modelo de sobrevivência para manter os custos da produção. Sempre buscamos o apoio das Secretarias e do Governo do Estado que apoiaram as ações desenvolvidas pelo setor. Estávamos aguardando por este momento. O nosso objetivo é muito grande, especialmente porque muitos empresários acreditam neste projeto e vieram de longe prestigiar este momento. Na crise do ano passado, já falávamos em buscar alternativas para melhorar a vida do homem no campo, especialmente para os suinocultores catarinenses, mas somente através do cooperativismo conseguiríamos mudar esta realidade”, observa. 

Líder do projeto, Losivanio destaca que a COASC é a realização de um sonho. “A Cooperativa é o meu sonho e da ACCS. No dia 13 de fevereiro deste ano, durante uma reunião em Chapecó formalizamos o estatuto. Muitos diziam que não conseguiríamos chegar até o fim, cumprir os compromissos e treinamentos. Mesmo assim, ela foi constituída com muito profissionalismo e cooperação. Já nascemos com a maior idade, pois já temos as compras consolidadas, fomos apadrinhados pelo SEBRAE Chapecó e também já temos o primeiro funcionário. A partir de hoje temos que ser empresários rurais da nossa atividade. A cooperativa traz esta responsabilidade para que dê renda, qualidade de vida para todas as famílias. Este momento é de muito orgulho, estamos no caminho certo, temos que olhar para frente e construir o nosso futuro. Temos o sonho de ver o consumidor adquirindo os produtos com o selo da cooperativa nas gôndolas dos supermercados. Devemos pensar grande com planejamento e responsabilidade para crescermos ainda mais, construir uma base sólida, pois só assim crescemos com credibilidade. Vamos buscar conhecimento com outras cooperativas, não queremos disputar mercado, mas sim trazer oportunidades para quem quiser crescer. Prestamos um agradecimento especial aos patrocinadores que fizeram a diferença, contribuíram para fazer este momento acontecer”, acrescenta Losivanio. 

Durante a solenidade de fundação da COASC, parceiros, Entidades, autoridades e cooperados foram homenageados com um troféu, pelo apoio e reconhecimento na consolidação da cooperativa.

Fonte: Ascom/Coasc








topo